Alimentação infantil: você viu o que seu filho anda comendo na escola?

Todos sabemos que uma alimentação saudável é importante em qualquer fase da vida, mas é necessário ressaltar que na infância isso pode influenciar em todo o desenvolvimento do organismo, dos órgãos, músculos e ossos. Além disso, é nessa época que formamos nossos hábitos alimentares que prevalecerão na fase adulta. No artigo de hoje, falaremos sobre alguns cuidados que devem ser tomados na alimentação na educação infantil e como criar bons hábitos nas crianças enquanto estão na escola.

A maioria das crianças realiza durante o dia atividades que exigem bastante energia, seja no aprendizado escolar, na hora de brincar e de se divertir. Uma alimentação balanceada é imprescindível para obter essa energia, através de refeições que contemplem alimentos de todos os grupos, com destaque para as frutas, verduras e legumes, que todos sabemos que são essenciais.

LANCHES NA ESCOLA
Certamente, é mais fácil controlar a alimentação das crianças enquanto elas estão em casa e comem apenas aquilo que é oferecido pelos responsáveis. Apesar disso, muitas instituições de ensino já baniram de suas cantinas e refeitórios frituras e alimentos industrializados repletos de conservantes, sódio e outros ingredientes pouco saudáveis. A escola tem papel fundamental na formação dos hábitos das crianças e os hábitos alimentares não podem ficar de fora.

[perfectpullquote align=”left” bordertop=”false” cite=”” link=”” color=”” class=”” size=””]Mesmo que a escola do seu filho faça campanhas pela alimentação saudável, isso não adianta nada se dentro de casa ele não tiver bons hábitos alimentares[/perfectpullquote]Muitas escolas têm se empenhado em realizar pesquisas com os alunos sobre os alimentos que consomem, com o objetivo de despertar interesse e conscientizar sobre a importância da qualidade de seus lanches, o que transforma não só os hábitos, mas a mentalidade delas sobre a importância da alimentação saudável e o que deve ser consumido com moderação.

Mesmo que a escola do seu filho faça projetos e se empenhe nessa conscientização, é imprescindível que em casa a criança seja sempre incentivada a fazer boas escolhas. Uma forma de motivar os pequenos a optarem por alimentos naturais é levando-os para a cozinha para ajudarem a montar lanches saudáveis e nutritivos. Transformar o aprendizado em diversão gera ótimos resultados!

COMO MONTAR A LANCHEIRA DO SEU FILHO
A falta de tempo para elaborar lanches nutritivos e até mesmo a criatividade necessária para variar o cardápio são alguns empecilhos para que as crianças levem lanchinhos saudáveis para a escola. Por causa disso, listamos algumas opções que podem ajudá-lo:

  • BEBIDAS Prefira sempre os sucos naturais aos de caixinha, mas opte por frutas que demoram mais para oxidar, como abacaxi, maracujá, goiaba e acerola. Outra opção são os sucos de polpa, suco de uva integral e água de coco pasteurizada.
  • PARA COMER Mande sempre uma porção de fruta e outro tipo de comida, que pode ser, por exemplo, bolo caseiro, pão de queijo, biscoito de polvilho integral e mini sanduíches com patê.

Como foi possível ver, cuidar da alimentação na educação infantil garantirá que seu filho cresça saudável e influenciará de maneira positiva para que ele se torne um adulto com bons hábitos, portanto é um trabalho que vale muito a pena.

(Fonte: Click Babá | Foto: USDAgov/Visualhunt/CCBY)