Cuidado com o estresse: 6 passos simples pra evitar esse inimigo invisível

Ao contrário do que pode se pensar, o estresse não é apenas um sintoma de cansaço. Um importante fator para o desenvolvimento dessa condição é a ausência de atividade física, além das reações emocionais a fatos e ocorrências do cotidiano. O estresse é causado por uma reação do organismo a estímulos externos – em sua maioria – negativos. Os sistemas circulatório e respiratório são os mais afetados á curto prazo, devido ao aumento da adrenalina em nosso organismo.

De acordo com os estudos publicados pelo Doutor Hans Selye em 1936, o fenômeno pode ser definido como a resposta do organismo para eventos ocorridos no ambiente, além do desgaste físico e mental que essa resposta gera. Ansiedade e depressão também podem estimular esta condição.

Ele pode ainda estar relacionado a diversas doenças, como catalisador de situações de risco para o organismo. Ele está relacionado a doenças cardiovasculares, hipertensão, artrite, cefaléias, AVCs, diabetese até mesmo casos de infertilidade. Efeitos menores, como dificuldade para dormir, irritabilidade e falta de energia e de concentração também podem ocorrer devido ao estresse.

Para prevenir-se desses males causados pelo estresse e reduzir seu efeito, basta seguir alguns passos simples:

  1. Relaxe. Existem diversas maneiras para relaxar, e você deve buscar o que se adapta melhor ao seu estilo de vida, como meditação, yoga, música etc.
  2. Pratique exercícios físicos regularmente ou escolha um esporte de sua preferência para praticar.
  3. Encontre um hobby: isso pode te auxiliar na concentração e, ao mesmo tempo, relaxar sua mente, diminuindo o estresse.
  4. Procure um especialista para balancear sua dieta. O consumo de bebidas alcoólicas e o fumo também podem aumentar muito seu nível de estresse, ao contrário do que se pensa.
  5. Procure dormir entre 7 e 9 horas por noite. Isso também auxiliará na manutenção do seu sistema imunológico, mantendo as defesas do seu corpo estáveis.
  6. Planeje seu tempo e estabeleça limites para suas atividades. Reserve um tempo do seu dia para você mesmo: até poucos minutos diários de relaxamento podem fazer uma grande diferença.

(Fonte: Blog do Hospital 9 de Julho | Foto: Nata Luna/VisualHunt.com/CCBY-NC)