Diabéticos podem comer glúten? Entenda porque essa polêmica é desnecessária

Quem tem diabetes está sempre atento à quantidade de massas, biscoitos e doces que consome. Afinal, esses carboidratos viram glicose após a digestão, o que pode elevar o nível de açúcar no sangue além do desejável. Como muitos desses alimentos contêm glúten, surge uma preocupação: é melhor, então, adotar uma dieta sem essa proteína?

A regra de consumo de glúten para os diabéticos é a mesma que vale para todas as pessoas: só quem tem doença celíaca precisa retirar essa proteína da dieta. “Em geral, os diabéticos não precisam se preocupar com o glúten, e sim com a associação que existe entre o diabetes e a doença celíaca”, explica Jaime Zaladek Gil, gastroenterologista clínico do Hospital Israelita Albert Einstein.

Ele explica que o diabetes pode aparecer junto com a doença celíaca, especialmente nas pessoas mais jovens. O diabetes tipo 1 é mais comum em jovens, mas também pode se manifestar em adultos.

[perfectpullquote align=”left” bordertop=”false” cite=”” link=”” color=”” class=”” size=””]A regra de consumo de glúten para os diabéticos é a mesma que vale para todas as pessoas: só quem tem doença celíaca precisa retirar essa proteína da dieta[/perfectpullquote]A Associação Americana de Diabetes estima que 10% das pessoas que têm diabetes tipo 1 sejam também celíacas. Isso acontece porque ambas as doenças são autoimunes, nas quais o sistema imunológico começa a atacar nosso organismo. No caso do diabetes tipo 1, o alvo são as células do pâncreas que produzem insulina, o hormônio responsável por reduzir o nível de glicose no sangue. Na doença celíaca, o intestino delgado é o alvo de ataques que resultam em inflamação.

O problema é que, combinadas, as duas doenças podem causar uma deficiência de vitamina B12 no organismo, prejudicando a saúde das células nervosas e a produção de DNA e de glóbulos vermelhos, que fazem o oxigênio circular por nosso corpo para que todos os órgãos funcionem bem.

Para os diabéticos que não têm doença celíaca, trocar os pães, biscoitos e massas tradicionais por suas versões sem glúten pode até virar um problema. “Alguns desses alimentos podem ter um índice glicêmico [capacidade de elevar o nível do sangue] até maior do que os que têm glúten”, afirma o endocrinologista Marcello Bronstein, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

(Fonte: Glúten Contém Informação | Foto: Visual Hunt)