Diagnóstico da doença celíaca nem sempre é fácil como parece: veja como proceder

A alergia ao glúten nem sempre é confirmada por um único teste e sim pela associação de exames de sangue e biópsia”

A doença celíaca é uma alergia à ingestão de glúten, a proteína presente no trigo, na cevada e no centeio. Por isso, quem é celíaco não pode comer alimentos com glúten de jeito nenhum, pois ele desencadeia um processo inflamatório no intestino delgado, que leva à atrofia das células responsáveis por absorver nutrientes.

Seus sintomas são muito variáveis, e vão desde diarreia e inchaço ou dor abdominal até perda de peso e desnutrição. Não raro, esses sinais se confundem com os de outros problemas, como a intolerância à lactose, a síndrome do intestino irritável e até mesmo outras alergias alimentares. Por isso o diagnóstico da doença celíaca não é fácil de ser feito.

No entanto, ela tem algumas especificidades que servem para guiar o médico nesse processo, como o fator genético e os danos característicos causados no intestino. Por isso, alguns exames específicos podem confirmar com muita certeza a hipótese levantada a partir da avaliação clínica dos sintomas. Para não restar dúvida, confira abaixo todas as etapas que levam ao diagnóstico correto da doença celíaca.

Fonte: Glúten Contém Informação | Foto: Metro