Intolerância à lactose na gravidez: como lidar com as restrições da dieta

A gravidez é um período de muita importância e de dedicação para as mães, em que o próprio organismo delas se reajusta para conceber uma nova vida.

Muitos nutrientes são essenciais para uma gravidez saudável e podem ter impacto direto na saúde do bebê. Entre eles, está o cálcio, que ajuda na formação dos ossos e dos dentes do bebê que está sendo gerado. Quando a mãe é intolerante à lactose, o que ela pode fazer para ter uma dieta saudável e rica nesse nutriente?

[perfectpullquote align=”right” bordertop=”false” cite=”” link=”” color=”” class=”” size=””]Muitos nutrientes são essenciais para uma gravidez saudável e podem ter impacto direto na saúde do bebê. Entre eles, está o cálcio, que ajuda na formação dos ossos e dos dentes do bebê que está sendo gerado[/perfectpullquote]A intolerância à lactose ocorre quando o corpo não consegue digerir produtos lácteos e acontece em pessoas cujo organismo não produz ou produz em quantidade insuficiente a enzima lactase. Pessoas que sofrem de intolerância à lactose podem substituir o cálcio que viria do leite por outros alimentos e, quando falamos de uma mulher grávida, fazer isso pode ajudar no desenvolvimento saudável do bebê.

Para uma mulher grávida, é recomendada a ingestão de aproximadamente 1.000 miligramas de cálcio diariamente. E, nesse caso, existem algumas alternativas:

  • Ingestão de outros alimentos ricos em cálcio, como brócolis e espinafre, feijão (todos os tipos), grão de bico, tofu, amêndoas e peixes como sardinha e salmão in natura.
  • Ingestão de produtos lácteos sem lactose ou com baixo teor, como queijos e iogurtes que já existem no mercado em sua versão lactose-free.
  • Suplementação à base de cálcio. Se o nível da intolerância é muito alto ou a alimentação não está suprindo as necessidades, a mãe pode conversar com seu obstetra e com seu nutricionista para iniciar a suplementação durante a gravidez.

Com uma alimentação balanceada, ingerindo os alimentos indicados pelos médicos e nutricionistas para suprir o cálcio necessário e mantendo os exames em dia, a mãe com intolerância à lactose poderá ficar tranquila, pois o corpo estará recebendo o que é necessário para o bom funcionamento do seu organismo e do seu bebê.

(Fonte: DanoneBaby | Foto: Anna Maria Liljestrand/Visualhunt/CC-BY-ND)