Vitiligo pode estar ligado à doença celíaca: veja como monitorar a sua pele
Vitiligo é uma doença de pele auto-imune, na qual o pigmento produzindo células da pele são atacadas pelo sistema imunológico da pessoa. Isso leva a um efeito de branqueamento da pele. Um grupo de médicos da Espanha detectou um caso de doença celíaca e vitiligo em uma menina.
Reconhecemos então um caso de repigmentação das lesões de vitiligo em uma menina com doença celíaca após o início de uma dieta sem glúten.
Este é outro exemplo dos benefícios de uma dieta isenta de glúten em pacientes com diagnóstico de doença auto-imune. Neste paciente particular, a perda da pigmentação da pele foi revertida com uma mudança simples dieta.
“Mas a minha dermatologista me disse que a dieta não tem nada a ver com a minha pele”, alguém perguntará. Infelizmente, esta é uma mensagem que muitos pacientes ainda ouvem.
Lembre-se que a pele cresce de dentro para fora, não de fora para dentro. Se você colocar comida em seu corpo que não é bom para você, que você não tolera, pois você é alérgico, pode sim criar problemas de pele.
[perfectpullquote align=”right” bordertop=”false” cite=”” link=”” color=”” class=”” size=””]Lembre-se que a pele cresce de dentro para fora, não de fora para dentro. Se você colocar comida em seu corpo que não é bom para você, pode sim criar problemas de pele[/perfectpullquote]Aqui está uma lista de condições de pele conhecidas por serem causadas por glúten e outras alergias alimentares/intolerância/sensibilidades:
- Vitiligo
- Psoríase
- Eczema
- Dermatite Herpetiforme
- Eritema nodoso
- Urticária
Se você encontrar manchas ou algo diferente em sua pele, considere fazer testes para sensibilidade ao glúten e outras alergias alimentares. Monitore sempre as condições da sua pele depois de eliminar alimentos “tóxicos”.
(Fonte: Gluten Free Society | Foto: Paola Natalia/Visualhunt)